Dezenas de oportunidades, todas em áreas nas áreas de atuação do candidato e aí só começar o envio dos currículos para participar de todos os processos seletivos, certo? Errado, ao menos é que diz a Gerente de Recrutamento e Seleção, da RH NOSSA, Karina Pelanda:
“Esse é um dos erros mais comuns para os candidatos que buscam oportunidade de trabalho, enviar o mesmo currículo para qualquer cargo ou empresa. Ainda que a área seja correlata, cada uma delas tem as suas especificidades” diz Karina.
Uma vaga de social media e designer, ainda que o profissional tenha experiência em ambas, cada uma delas tem desafios diferentes, sendo necessário enfatizar atividades específicas de cada área não pode receber o mesmo currículo. É preciso pensar na empresa, na atuação e no que aquela área específica requer:
“Nesse exemplo, um profissional de social media pode usar as ferramentas do designer, mas são vagas diferentes, então vale a pena personalizar o currículo de acordo com cada oportunidade. Usar palavras-chave que são comuns na área, assim como enfatizar resolução de problemas” conta Pelanda.
A dica da especialista é que cada candidato faça uma pré-avaliação de todas as funções que tem competência para assumir, e a partir daí deixe pré-pronto currículos distintos, fazendo pequenas personalizações de acordo com a vaga aberta.
Pelanda também ressalta a necessidade de se usar os títulos de candidatura de acordo com a oportunidade, por exemplo, João da Silva, Operador de Máquina, assim, a pré seleção de currículos usará de inteligência artificial para ligar o nome a vaga:
“Mas é sempre importante lembrar: nunca minta no currículo, esse é um grande erro que um candidato pode cometer. Compromete o atual processo seletivo e todos os demais em que aquele recrutador esteja envolvido” finaliza a especialista.